Benefício Educacional: a chave para o engajamento e retenção de talentos

Benefício Educacional: a chave para o engajamento e retenção de talentos

Os benefícios educacionais estão ganhando cada vez mais reconhecimento pelo papel crucial na promoção de um ambiente de trabalho positivo e na retenção de talentos. Quando uma empresa consegue criar pacotes de benefícios que refletem de forma clara e objetiva o perfil e os interesses dos colaboradores, os resultados positivos não demoram a aparecer.

É comum que os gestores se questionem sobre como oferecer bons pacotes de benefícios aos colaboradores sem impactar significativamente os custos da empresa. No contexto atual, encontrar esse equilíbrio é um desafio fundamental.

Dentre as muitas opções disponíveis no mercado, o benefício educacional, também conhecido como auxílio educação, se destaca pela abrangência e estratégia.

Esse benefício traz vantagens tanto para os colaboradores, que têm a oportunidade de continuar crescendo profissionalmente e se mantendo atualizados, quanto para a empresa, que ganha um time mais preparado para atender as demandas do mercado.

Com a implementação estratégica do benefício educacional, é possível ver um aumento no conhecimento interno, na capacidade e habilidade dos colaboradores, na produtividade e, consequentemente, no faturamento da empresa.

Já deu para perceber que os benefícios educacionais têm muito a oferecer, não é mesmo? Mas ainda temos muito mais a explorar sobre esse tema para sanar todas as dúvidas! 

Vamos juntos nessa jornada?

Afinal, o que é um benefício educacional?

O benefício educacional é uma estratégia corporativa que provê suporte integral ou parcial à formação contínua dos colaboradores. Este benefício vai além do enriquecimento individual do colaborador, funcionando também como um impulsionador para manter toda a equipe em alto desempenho.

Assumindo a responsabilidade financeira pela formação contínua dos colaboradores, a empresa transforma essa oportunidade em mais um item no pacote de benefícios oferecidos à equipe. A extensão do benefício educacional para os dependentes dos funcionários é outra possibilidade que agrega valor e aumenta a atratividade da proposta.

Além disso, o benefício educacional desempenha um papel crucial no desenvolvimento de Planos de Desenvolvimento Individual (PDI) e nas Avaliações de Desempenho (AVD). O PDI é um processo que identifica as habilidades que precisam ser melhoradas para o crescimento individual e coletivo, e o benefício educacional pode fornecer os recursos para tal evolução. Enquanto isso, as AVDs medem a eficácia e eficiência dos colaboradores e a empresa pode usar o benefício educacional como uma ferramenta para aprimorar áreas de desempenho que possam necessitar de melhoria.

PDI

Mas, qual é a diferença entre benefício educacional e bolsa de estudos? 

Apesar de ambos serem focados na educação, eles possuem diferenças.

Bolsas de estudos tendem a ser mais restritas, limitadas a certos cursos ou áreas de conhecimento. Já o benefício educacional é amplo, abrangendo uma variedade de formatos, como cursos livres, técnicos, graduação, pós-graduação, até MBAs, proporcionando ao colaborador mais liberdade de escolha.

Resumindo, o benefício educacional oferece uma abordagem mais moderna e tecnológica, ajudando os colaboradores a adaptar os estudos à rotina diária. Por exemplo, é comum o oferecimento de plataformas de ensino on-line, como o Qualifica Cursos, acessíveis a partir de diferentes dispositivos e em horários flexíveis, permitindo que a utilização do benefício educacional pelos colaboradores não esteja restrita a um modelo de estudo tradicional e corporativo, já que os cursos livres abrangem áreas amplas de conhecimentos.

Quais as vantagens do benefício educacional?

Como destacado anteriormente, o benefício educacional catalisa a evolução contínua do colaborador, auxiliando a empresa na formação de profissionais cada vez mais qualificados.

A aquisição de novos conhecimentos possibilita o avanço profissional do colaborador sem implicar gastos diretos do salário, o que pode ser um fator limitante para o desenvolvimento pessoal.

Para as empresas que pretendem oferecer o benefício educacional, torna-se fundamental pesquisar e comparar as opções disponíveis no mercado, avaliando a adequação às necessidades de aprendizagem dos colaboradores. O ideal é disponibilizar um benefício educacional que atenda um amplo espectro de colaboradores, desde os que possuem menor grau de escolarização até aqueles em níveis avançados de graduação, que podem incluir especializações e MBAs, por exemplo.

A ampla abrangência é um atributo valioso para uma empresa. Nesse sentido, o Qualifica Cursos é um exemplo de plataforma que oferece benefícios educacionais para um público diversificado.

Tendo em vista os aspectos mencionados, a oferta de benefícios educacionais pode acarretar uma série de vantagens para os colaboradores e a empresa. Veja abaixo os principais.

  • Desenvolvimento dos colaboradores: o benefício educacional possibilita aprimorar competências técnicas e comportamentais aplicáveis na empresa.
  • Atração e retenção de talentos: os colaboradores que recebem benefícios educacionais tendem a sentir-se mais valorizados e engajados.
  • Ampliação do conhecimento interno: a oportunidade de aprendizagem estendida a todos os colaboradores aumenta o nível de conhecimento sobre todas as funções da empresa.
  • Contribuição social: ao oferecer benefícios educacionais a colaboradores com menos escolaridade ou estender aos familiares, a empresa contribui significativamente para o desenvolvimento social.
  • Fortalecimento da marca: colaboradores costumam compartilhar informações sobre os benefícios educacionais, ampliando e fortalecendo a imagem da empresa.
  • Aumento da produtividade: uma maior variedade de conhecimentos reduz as dúvidas e aumenta a capacidade de realizar tarefas de forma mais eficiente, impactando positivamente a qualidade e produtividade como um todo.

Esses são apenas alguns dos benefícios que a implementação do benefício educacional pode trazer para a sua empresa. Para o colaborador, é um investimento valioso e diferencial na sua carreira, e para a empresa, pode representar aumento de produtividade, retenção de talentos e expansão de conhecimentos em toda a equipe, dentre outras oportunidades valiosas.

Transformando a educação corporativa da sua empresa com o Qualifica

E assim, chegamos ao fim de nossa jornada sobre o benefício educacional. Esperamos que tenha ficado claro o quanto esse investimento pode alavancar o desenvolvimento de seus colaboradores e o crescimento de sua empresa.

Mas, para que tudo isso se torne realidade, você precisa da ferramenta certa. E é aqui que o Qualifica entra em ação! Temos a plataforma de educação corporativa que faltava para o seu negócio decolar.

O Qualifica oferece trilhas e carreiras de formação que garantem um aprendizado sólido e constante. Além disso, disponibilizamos mais de 220 cursos on-line, permitindo que cada colaborador encontre aquele conteúdo que melhor atenda às necessidades e objetivos individuais.

A interface do Qualifica é simples, intuitiva e funciona em diversas plataformas, como smartphones, tablets e computadores. Dessa forma, seus colaboradores podem estudar no próprio ritmo, onde e quando quiserem.

Além disso, facilitamos a administração das licenças e dos times, fornecemos relatórios completos sobre o progresso de todos e, ainda por cima, temos o PubliQ, uma incrível ferramenta que permite que a sua empresa crie e divulgue os próprios cursos.

Portanto, ao escolher o Qualifica, você está oferecendo um benefício educacional aos seus colaboradores e, também, proporcionando uma experiência de aprendizado completa, que irá beneficiar a todos na sua organização.

Vamos juntos nessa jornada rumo à excelência?

Ricardo Drummond


×