Treinamento corporativo ou Benefício educacional? Qual a melhor opção para minha empresa?

Treinamento corporativo ou Benefício educacional? Qual a melhor opção para minha empresa?

Essa é uma dúvida recorrente nas empresas quando planejam uma maneira de manter os colaboradores em constante atualização.

Afinal, manter a equipe com “o cérebro afiado”, com a atualização constante, ajuda a trazer novas ideias, criatividade, tecnologia, inovação e, claro, mais resultados para a empresa!

Mas, apesar desse desejo estar atrelado diretamente às necessidades do seu negócio, porque será que é tão difícil levá-lo adiante?

Por que será que muitas empresas falham em manter a constância dos treinamentos internos e atualizações dos colaboradores?

Hoje nós vamos tratar desse tema e dar dicas para que sua empresa possa implantar esse processo de forma eficiente!

O que é Treinamento Corporativo?

O treinamento corporativo é uma prática da empresa para garantir que os colaboradores continuem o seu processo de aprendizagem.

Em linhas gerais, o treinamento corporativo é aquele que é criado e transmitido dentro da própria organização, pela equipe interna ou por uma equipe contratada externamente.

Ele pode se utilizar de recursos tecnológicos para ser conduzido ou não.

O Treinamento Corporativo tem o papel de manter o conhecimento atualizado, ajudar na evolução dos profissionais e do conhecimento geral da empresa.

Isso significa que a educação corporativa é um pouco mais que um “simples treinamento”.

Ela vai além, garantindo que os objetivos e metas da empresa possam ser atingidos, pois seus colaboradores têm o conhecimento necessário para tal.

Assim, adotar o treinamento corporativo precisa ser um dos objetivos estratégicos de toda organização.

Quando o seu time está alinhado e tem o conhecimento necessário para executar o trabalho fica muito mais fácil alcançar novos resultados.

Qual a importância do Treinamento Corporativo

Como já destacamos um pouco acima, o treinamento corporativo é essencial na formação de uma equipe que esteja apta aos desafios enfrentados pela empresa.

Apesar de toda a educação formal, ou seja, aquela que recebemos na escola tradicional ser a base para entrar no mercado de trabalho, sabemos que a prática do dia a dia traz desafios diferentes.

E nem sempre os profissionais estão preparados para esses novos desafios, pois recebem uma boa bagagem teórica e menos a vivência prática.

O Treinamento Corporativo então tem essa função de apresentar conhecimentos para serem aplicados no dia a dia daquela empresa específica.

Assim, ele ajuda principalmente a acelerar o tempo de aprendizagem.

Se um colaborador levaria X dias para aprender uma função ou técnica nova apenas olhando os demais, com o treinamento corporativo ele pode estar preparado para esse novo desafio em um tempo bem menor.

Isso traz ganhos para a empresa e para o colaborador, pois reduz o tempo de aprendizagem e potencializa as chances de resultados.

Desafios do Treinamento Corporativo

Apesar de todas as vantagens que criar um treinamento corporativo oferece, implantá-lo não costuma ser muito simples.

Isso porque demanda bastante esforço e utilização da equipe interna, que nem sempre tem tempo disponível ou prioriza isso.

Assim é comum que após uma grande expectativa, interesse e adesão inicial, com o tempo os colaboradores se sintam sobrecarregados ao ter que manter os treinamentos de forma contínua.

O que poderia ser feito nesse caso é a contratação de uma equipe externa para manter a frequência dos treinamentos.

Pois sem essa frequência é quase impossível obter bons resultados.

Nesse sentido, uma equipe externa pode trazer muitos ganhos, inclusive, contribuindo com visões de fora da empresa e ajudando a ampliar perspectivas sobre determinado conhecimento.

Porém, uma equipe externa costuma ter dois fatores que são complexos, como valor muito elevado na implantação e falta de alinhamento com valores e cultura da empresa, o que poderia causar conflitos na equipe ao invés de ajudar.

Assim, isso é algo que merece uma boa dose de reflexão antes de ser adotado.

Outra opção que pode ser explorada são os benefícios educacionais. Agora vamos saber um pouco mais sobre eles!

O que são Benefícios Educacionais

O benefício educacional é diferente do treinamento corporativo interno, porque nesse caso a empresa não se envolverá diretamente na aplicação desses conhecimentos.

Trata-se de mais um benefício que a empresa irá custear para os colaboradores, assim como ocorre com plano de saúde, vale alimentação, entre outros.

Da mesma forma que os treinamentos corporativos, o objetivo do benefício educacional é manter a equipe atualizada, com treinamentos e capacitação recorrente.

Além de estimular a constante aprendizagem do colaborador, a empresa se mantém no propósito de garantir que a equipe continue avançando.

Vantagens dos Benefícios Educacionais

Além de todos os ganhos já conhecidos, como manter a sua equipe capacitada para os desafios corporativos, os benefícios educacionais ainda representam inúmeras outras vantagens.

Vamos listar alguns aqui para você entender como pode ser vantajosa a adoção dos benefícios educacionais.

Aumento da produtividade

Quando você não precisa da sua equipe interna para ministrar os treinamentos, isso pode representar um ganho de produtividade em outras áreas.

Além disso, com mais conhecimentos disponíveis, os colaboradores podem aprender formas diferentes de executar as atividades atuais, o que vai ajudar a aumentar a produtividade de toda a empresa.

Sem contar que com um benefício educacional os colaboradores ficam livres para estudar em momentos mais adequados, ou seja, podem escolher horários mais flexíveis e em que estejam com menos tarefas pendentes.

Autonomia para o Colaborador

Com os benefícios educacionais você pode exercitar a autonomia dos colaboradores dando a liberdade para que ampliem sua base de conhecimento de acordo com os desafios que possuam no momento.

Outro fator importante aqui é que com a oferta de conhecimentos variados, ele poderá investir tempo na capacitação em outras áreas que também poderão contribuir para o crescimento da sua empresa.

Ampliação na oferta de cursos

 Com o benefício educacional sua empresa multiplica a base de conhecimentos, uma vez que serão oferecidas capacitações que não seriam possíveis apenas com uma equipe interna.

Os benefícios educacionais, de modo geral, oferecem treinamentos e capacitações que abordam tanto as hard skills quanto as soft skills.

Assim, você poderá investir em múltiplos conhecimentos em uma única plataforma de ensino.

Não haverá limitação para quem quiser estudar!

Atração e Retenção de Talentos

Os benefícios educacionais também podem constituir uma excelente maneira de atrair e reter bons colaboradores.

Afinal, quem não quer ter conhecimento amplo e variado à sua disposição quando quiser?

Além disso, é uma grande vantagem para a sua empresa, pois pessoas que valorizam o conhecimento e estão sempre se capacitando também contribuem muito mais com a equipe e a empresa como um todo.

Benefícios Fiscais

Não bastasse todas as vantagens que já citamos, os benefícios ainda podem representar vantagens fiscais para a sua empresa!

Nesse caso, é necessário verificar com a sua contabilidade antes de implantá-lo, porém dependendo do regime tributário que a sua empresa opera, pode ser possível obter vantagens na Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda.

Assim, verifique com o contador essa possibilidade também!

Como Implantar Benefícios Educacionais

Uma das maneiras mais fáceis de implantar um benefício educacional é contratar uma empresa que seja especialista nisso.

Como exemplo, nós vamos falar do nosso aplicativo de educação, o Qualifica Cursos.

Ele foi desenvolvido especialmente para ser esse benefício dentro das organizações.

Com o Qualifica Cursos, é possível oferecer aos colaboradores centenas de cursos, em qualquer área de conhecimento e que são atualizados frequentemente.

Assim, não existe nenhum motivo para que seus colaboradores deixem de se atualizar.

Todos os cursos oferecem certificado de conclusão, e essa pode ser uma das maneiras de você mensurar a adesão dos colaboradores.

Além dos cursos livres, o Qualifica Cursos também disponibiliza o MBA Liderança para o Futuro, com grande curricular elaborada pela Faculdade Arnaldo e diploma reconhecido pelo MEC.

Isso pode representar uma boa maneira de formar novos líderes para a sua equipe!

Com um benefício educacional como o Qualifica Cursos a sua empresa se manterá atualizada, engajada, produtiva e sem comprometer seus recursos internos nessa ação!

Ou seja, um universo de vantagens para você!

Ficou interessado em saber mais sobre o Qualifica Cursos e como implantar esse benefício educacional na sua empresa?

Entre em contato com a nossa equipe para receber mais informações. Basta clicar aqui e agendar uma reunião!

educacaocorporativa_qualifica_admin


×