Muitas mudanças têm ocorrido na cultura de empresas nos últimos anos. Elas têm estimulado a troca de informação em imersões, reuniões, workshops e até em momentos de happy hour. A ideia é criar uma cultura que promova a aprendizagem entre dos colaboradores e também entre eles. Por isso, é importante que as empresas pensem, construam e fomentem essa cultura.
Um exemplo disso é a eMotion Studios, que foca em seus colaboradores quando o assunto é aprendizagem, e isso ainda é um fator diferencial para a marca.
2. Busque e disponibilize o conteúdo certo
Entenda o que seus colaboradores precisam e ofereça oportunidades reais de aprendizagem. Tenha em mente que jogar os conteúdos ao léu não vai fazer com que as pessoas se engajem. Uma dica interessante é selecionar os especialistas de cada área para criarem um fórum de curadoria de conteúdos.
3. Construa treinamentos em parceria com colaboradores
Selecionados os especialistas para curadoria de cada área, convide-os a pensar em treinamentos e atividades importantes para imersão nos conteúdos. Eles também podem ser responsáveis para encontrar dentro das equipes outros colegas interessados em disseminar algum conteúdo.
4. Considere resultados acompanhados de feedback
Mais importante do que os resultados da aprendizagem é saber que valor aquelas atividades estão agregando. O quanto elas estão aprendendo e qual o feedback elas estão dando em relação às atividades. Conhecer o impacto da cultura de aprendizagem, no coletivo e individual, significa saber como anda o desenvolvimento da sua equipe.